Transformação Digital

Comunidades Inteligentes: um passo para mais liberdade e oportunidade

Por 15 de agosto de 2023dezembro 24th, 2023No Comments

Amartya Sen foi um economista ganhador do prêmio Nobel em 1998. Ele escreveu o clássico “Desenvolvimento como Liberdade” baseado nas obras imortais de Aristóteles e Adam Smith, argumentando que o desenvolvimento econômico ia muito além do aumento da riqueza: ele envolvia também a expansão da liberdade do ser humano.

A partir daí, e com a ajuda de Sen, a ONU estabeleceu o Índice de Desenvolvimento Humano, uma das primeiras métricas de bem-estar que envolve, entre outros dados, a expectativa de vida no nascimento, a escolaridade esperada da criança e do adulto e a Renda Nacional Bruta per capta.

Mas o que isso tem a ver com Comunidades Inteligentes? Entendendo que a riqueza é um meio para se alcançar algo a mais e ajudando a criar uma métrica muito maior do que a Renda per capta, Amartya Sen espontaneamente nos colocou que o desenvolvimento serve para…. “Aumentar as oportunidades”! Foi aí que pensamos: como podemos criar mais oportunidades com o nosso DNA em tecnologia e inovação?

Adotando essas premissas e aquelas que falam que os espaços de administração local estão mudando a cada dia, entendendo que a solução de problemas urbanos passa muito além do que temos feito até agora, que nós, da MentorApp, arregaçamos as mangas e criamos um projeto em que devolvemos à sociedade a nossa expertise.

Nessa dinâmica, queremos levar transformação digital a comunidades que possuem menos oportunidades, como forma de buscar um caminho a mais para a autonomia e a liberdade, por meio do conceito de Comunidades Inteligentes voltado não só para a sustentabilidade, mas também para novas tecnologias nos pequenos negócios.

Em um projeto piloto apoiado pela FAPERJ, inserimos nossa experiência tecnológica numa visão local para promover a transformação digital de mulheres da Rocinha, considerada a maior favela da América Latina, criando novos pontos de vista para essa comunidade.

Quer conhecer um pouco mais desse projeto? Acesse esse link de nosso site: https://www.mentorapp.com.br/comunidades-inteligentes/

O mais interessante é que você e sua empresa também podem fazer o mesmo! Nosso projeto piloto já está chancelado pela FAPERJ, ao conquistamos o edital do Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha. Mas você ou sua empresa podem “adotar” uma comunidade, um grupo social, um público específico e nós  entramos com nosso expertise.