Futuro do trabalhoInovaçãoTransformação Digital

O que você pode aprender com o encerramento da Etna

Por 1 de junho de 2022julho 1st, 2022No Comments

A varejista Etna anunciou nos últimos dias o encerramento das atividades, após 18 anos, mas o que podemos aprender com isso?
A importância da Transformação Digital!

Após anunciar o fim das suas atividades no início deste mês, a Etna começou uma mega liquidação, com descontos de até 90%, para a queima total do estoque.

Apesar do aquecimento no setor de decoração durante a pandemia, a empresa ficou parada no tempo. Faltou investimento nas áreas de e-commerce, nas plataformas digitais e nas lojas, priorizando novos modelos de consumo.

Fundada em 2004, a Etna foi criada com a meta de ser o maior varejista de móveis e decoração do Brasil e concorrer diretamente com a TokStok. A companhia chegou a ter 18 lojas em 2015, e atualmente restaram apenas quatro, sendo três somente no estado de São Paulo e uma em Brasília.

Seu modelo de negócio era inspirado na IKEA, ou seja, baseado em megastores, com unidades grandes, custosas e cansativas para os clientes, modelo esse que acabou perdendo espaço nos últimos anos. Assim, a Etna não conseguiu acompanhar a mudança de perfil de clientes que preferiram lojas de proximidade, com mais conveniência ou atacarejos, com foco em preços mais competitivos.

A TokStok, por exemplo, resolveu investir em lojas menores, em shoppings, movimento que a Westwing, e-commerce focado em curadoria de decoração e lifestyle, vem fazendo também, mas o fator decisivo foi o da Transformação Digital. Enquanto empresas do segmento de decoração que são nativas digitais vêm crescendo, ainda mais, ao longo da pandemia, como a Mobly e MadeiraMadeira, a Etna não investiu tanto quanto deveria no digital, e sofreu um grande baque.

O avanço das compras pela internet, nos últimos dois anos, causado pelo COVID-19, acelerou o processo de compra online, impulsionou as empresas nativas digitais que já vinham ganhando espaço no segmento e as que se adaptaram, como a TokStok.

E você, está adaptando sua empresa ou está parado no tempo?
Cadastre-se no stAIr e atualize sua empresa gratuitamente! 🚀
📍 Acesse www.mentorapp.com.br/stair