EventosTecnologia

MentorApp Rocinha concorre com mais de 80 países e recebe premiação internacional na Malásia

Por 16 de outubro de 2023dezembro 24th, 2023No Comments
O Projeto MentorApp Rocinha, atual Comunidades Inteligentes foi selecionado pela WITSA para receber prêmio na Malásia.

A pesquisadora e CEO da MentorApp, Marcilene Scantamburlo, recebeu o Prêmio Global de Inovação e Excelência Tecnológica, na categoria Oportunidade Digital, no 27º World Congress on Innovation and Technology – WICT IDECS 2023. Organizado pela World of Innovation, Technology and Services Alliance – WITSA, o evento foi realizado entre 4 e 6 de outubro de 2023 em Kuching, na Malásia e premiou apenas dois projetos mundiais em cada categoria.

Diante de mais de 2.500 delegados do mundo inteiro, 80 países e 200 palestrantes da indústria tecnológica, líderes governamentais e acadêmicos, a bandeira de inovação e tecnologia do Rio de Janeiro foi levantada pelo Comunidades Inteligentes, um projeto guarda-chuva da MentorApp que emprega a Inteligência Artificial para o desenvolvimento humano em comunidades. A indicação dos projetos do estado do Rio de Janeiro para concorrerem foi feita pela ASSESPRO RJ, braço da associação empresarial brasileira do segmento de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Já o prêmio conquistado – troféu e certificado –  foi trazido pela comitiva oficial da ALERJ, representada pela deputada estadual Tia Ju, atuante no Fórum de Desenvolvimento Estratégico e na Câmara Setorial de Tecnologia do Rio.

“Agradecemos a todos os envolvidos nesse reconhecimento mundial que potencializa nosso projeto e pode ser replicado para outras comunidades. Mostra que estamos no caminho certo! Há muitas potências escondidas na tecnologia e na inteligência artificial. Uma delas é fortalecer as comunidades e seus grupos. Percebemos que esse projeto mudou a visão de muitas mulheres da Rocinha e criou um espaço para o desenvolvimento pessoal e maior geração de renda”, disse Marcilene ao receber a notícia da premiação.

O projeto premiado é apoiado com incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ e foi aplicado como piloto na comunidade da Rocinha com mulheres empreendedoras: a MentorApp criou uma plataforma com uso de IA para o desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas (tais como comunicação, inteligência emocional, gestão do tempo, proatividade, gestão financeira, marketing digital, entre outros) com foco na geração de renda. Além disso, acompanhou o desenvolvimento das participantes para poder mensurar os resultados. O grau de satisfação das mulheres foi de 100%.

 “E daí você pensa que não tem mais nada de tão interessante para aprender nesta vida. A MentorApp abriu definitivamente meus horizontes… seja trabalhando com eventos, cozinheira ou faxineira. E perceber que, olhaaa eu sou uma empreendedora. Que legal, então eu posso planejar meu tempo e fazer todas essas atividades? Posso organizar minhas finanças, negociar com meus empregadores e até fazer uma previdência privada para minha filha pensando no futuro dela. Eu não consigo mensurar o quanto esse projeto mudou minha maneira de pensar. Gratidão MentorApp Rocinha”, disse Jessika de Oliveira, uma das beneficiárias do projeto. Quer saber mais sobre o projeto e se engajar com sua empresa na próxima comunidade? Vá até nossa página COMUNIDADES INTELIGENTES!