SUA FANTASIA DE CARNAVAL DIZ MUITO SOBRE VOCÊ NA VIDA… E NO MUNDO DO TRABALHO?

Maior manifestação popular legítima do povo brasileiro, o carnaval é também um fenômeno de comunicação com suas expressões individuais e não-verbais.

Afinal, esquecer o mundo real e viajar para o mundo da imaginação pode dizer muito de nós mesmos.

E no mundo do trabalho? Como seria um “carnaval produtivo” e quais fantasias vestiríamos? O que queremos comunicar?

NA TEORIA

O conhecido analista e psiquiatra Carl Gustav Jung explicou em suas obras que os rituais facilitam a conexão entra a realidade interior e exterior. A linguagem, neste caso, vem por meio de arquétipos, um ideal representado por figuras, imagens, etc.

É aí que a escolha da fantasia do Carnaval pode estar querendo dizer muito de você internamente e do que quer comunicar externamente. Não se engane, se você não faz as escolhas conscientemente, é o seu inconsciente quem vai escolher por você. E, no caso de uma fantasia carnavalesca, mesmo conscientemente você quer passar uma mensagem, livre de julgamentos.

NA PRÁTICA

Neste teste comportamental, você vai conhecer as facetas dos super-heróis através de uma ferramenta muito utilizada nas empresas para identificar o padrão predominante da personalidade do seu colaborador. Muitos testes já são aplicados aos candidatos a um emprego, associando a personalidade às necessidades das funções de cada cargo. No entanto, uma mesma pessoa pode ter mais que um padrão, sendo um predominante e aí está para que servem estes testes (por exemplo, DISC): encontrar traços marcantes de uma personalidade predominante.

Se quiser entender um pouco mais sobre a Ferramenta DISC, baixe agora mesmo nosso Guia.

PERFIS E SUPER-HERÓIS

Neste teste você não fará o DISC. Aqui, você está um passo adiante: obtendo informações para uma análise mais eficiente. Aproveitamos para associarmos os perfis às fantasias carnavalescas de super-heróis, facilitando a aprendizagem de cada um deles. É bom lembrar que estas são apenas características dominantes e prevalecentes. Vamos lá?

Dominância – são pessoas vistas como corajosas (orientadas para a ação), determinadas (para tomada de decisão), egocêntricas, exigentes e enérgicas.

Fantasia: Thor, Hulk, Viúva Negra

Influência – São pessoas extrovertidas, gostam de ser o centro das atenções, persuasivas e com pensamento rápido. Sempre têm uma resposta pronta na ponta da língua para convencer, retrucar, acusar ou somente explicar.

Fantasia:  Homem de Ferro, Capitã Marvel

Estabilidade –  São pessoas pacificadoras, que evitam conflitos, querem manter os ânimos da equipe em equilíbrio.

Fantasia: Super-Homem.

Conformidade – Líder dos vingadores, são pessoas cautelosas ao máximo, até mesmo com a maneira de falar com a equipe. Gosta de tudo bem planejado, segue as normas.

Fantasia: Capitão América, Batman.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

*Teste baseado na plataforma DISC, a partir de avaliações comportamentais de super-heróis. Porém, os resultados podem ser discutidos em cada avaliação e serem somados a outros testes disponíveis.

 

Desingner by Freepik

 

Fonte de pesquisa:

www.sbcoaching.com.br

http://www.slaccoaching.com.br

Obras do psicólogo Carl Gustav Jung

Ikonic Institute – Coaching program