Profissionais de TI, desenvolvedores, webdesigners e outros profissionais especializados na área de tecnologia são contratados, principalmente, por suas hard skills, ou seja,por seu conhecimento técnico. Porém, a área de tecnologia e inovação exige de seus profissionais uma série de habilidades comportamentais que interferem diretamente no sucesso profissional.

Afinal, o que as empresas precisam encontrar em seus candidatos?

Além do conhecimento técnico, como linguagens de programação, lógica e conhecimento em softwares, o profissional da área precisa reunir um conjunto de habilidades para manter-se produtivo:

Comunicação

A comunicação é uma ferramenta chave para o trabalho técnico acontecer. Muitas vezes será necessário explicar algo essencialmente técnico a alguém não-técnico, isso inclui clientes, superiores, colegas de trabalho e até mesmo a própria família.

Saber ouvir é essencial para evitar o retrabalho. Focar a atenção no interlocutor, internalizar o que está sendo dito e esclarecer possíveis dúvidas de interpretação podem evitar que um projeto inteiro seja feito de forma errônea, por falta de entendimento dos requisitos.

Ser assertivo na hora de comunicar-se também é essencial para o sucesso do trabalho. Manter a postura adequada, saber expressar a opinião e argumentar com coerência, perante o cliente ou superior, pode contribuir para melhorias no projeto que não haviam sido percebidas antes.

Resiliência e aprendizado contínuo

Todas as profissões exigem atualização constante, porém a área de desenvolvimento de aplicações modifica-se mais rapidamente e sempre há coisas novas para aprender. Um bom profissional está sempre preocupado com as novas tendências, o que está acontecendo no mundo e novas oportunidades de negócio.

É necessário ter gosto pelo aprendizado e se esforçar para aprender sozinho. Os desafios e problemas são diários e as soluções nem sempre estão no conhecimento técnico já existente, por isso aprender coisas novas, todos os dias, faz parte da rotina do desenvolvedor.

Trabalho em equipe e colaboração

 Você já deve ter ouvido a expressão “Duas cabeças pensam melhor do que uma”, certo? Na área de tecnologia, essa expressão é bem condizente com a realidade. O desenvolvedor precisa aprender a buscar ajuda e colaborar para resolução de problemas.

A comunidade de desenvolvedores ao redor do mundo é extremamente colaborativa. Existem fóruns especializados onde programadores do mundo inteiro enviam dúvidas e são respondidos por membros da própria comunidade. Esse ambiente de troca de experiências e conhecimento só reforça a importância de saber colaborar no mundo do desenvolvimento.

Essas habilidades são só algumas que podem ser desenvolvidas para esta área, existem muitas outras como a organização, empatia, gestão de tempo e proatividade que fazem parte do grupo de habilidades desejadas em um profissional da área de tecnologia.

 

Designer by Freepik