O ritmo de mudanças que o mundo apresenta exige atenção constante sobre pequenos detalhes que fazem grandes diferenças no todo. Quando o assunto é trabalho isso se torna mais evidente a cada dia. O desenvolvimento da consciência de que, quanto melhor for o entrosamento de uma equipe, mais produtiva e eficiente esta será, faz sentido em vários aspectos a serem analisados. Refletir, compreender e aplicar o que sugere antigas teorias, traduzidas em forma de frases “conhecidas”, como: “a união faz a força” e “juntos somos mais fortes”, passa a ser uma necessidade imperativa. Um dos grandes desafios que o século XXI apresenta é desenvolver as habilidades necessárias para trabalhar em equipe, uma vez que essa prática vai muito além de dividir espaços e delegar tarefas.

Em qualquer área de atuação profissional, o trabalho realizado por um indivíduo, de alguma forma, também tem a participação de outras pessoas. Um exemplo que pode ser usado é o caso da Fórmula 1. Nesse esporte, o piloto vai sozinho para a pista e lá desempenha o seu papel, todavia para que isso aconteça os trabalhos de bastidores são intensos. A propósito, sobre isso disse o memorável piloto Ayrton Senna:

“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.”
– Ayrton Senna

Para o expectador pode até parecer que todos os méritos são de quem está na pista. Na realidade, ali se conclui um trabalho de equipe, que pode servir como referência de entrosamento, haja vista os detalhes milimétricos que interferem nas posições de classificação e definem um vencedor.

Partindo do exemplo dado, para outras realidades, o entrosamento entre os integrantes de uma equipe pode ser considerado detalhe fundamental para o êxito do trabalho. Nas diferentes competições esportivas, os resultados mostram que a equipe bem entrosada, atuando de forma disciplinada, apresenta melhor desempenho em comparação a outra que tem vários craques (indivíduos “muito bons”), porém pouco entrosamento.

Frente a essa realidade, do mundo moderno em que os melhores resultados não são apenas méritos individuais, cada vez mais se torna importante o desenvolvimento de habilidades sócio interativas. Essas habilidades podem ser aprendidas treinadas e desenvolvidas para serem agregadas ao repertório profissional, social e pessoal de cada um. Dentre tais habilidades, algumas que são consideradas fundamentais e recomendadas por especialistas no assunto, são:

Comunicação – ela está presente em todas as relações e de sua qualidade dependem outros tantos fatores. Uma comunicação atenciosa, que flua  de forma eficaz, suaviza, agiliza e favorece o ambiente de trabalho.

Flexibilidade – não dá para ser radical e se valer unicamente de próprio ponto de vista. É necessário ser flexível para saber ouvir e aprender a lidar com opiniões divergentes, evitando assim problemas maiores, às vezes originados por pequenos detalhes.

Resiliência – a capacidade para suportar e superar frustrações é essencial no ambiente de trabalho. Levando em conta que todos devem ter objetivos comuns, ser capaz de superar condições adversas tanto em estado de humor, quanto em outros aspectos das relações no ambiente, faz a diferença e afeta a convivência e as reações de quem compartilha o mesmo espaço.

Administrar conflitos – no ambiente de trabalho, assim como nas demais relações, naturalmente existem os conflitos. Saber lidar com situações delicadas envolvendo pessoas é uma habilidade cada vez mais exigida do profissional atual. A compreensão e demonstração de que todos são humanos e sujeitos a falhas e acertos, e de que devem assumir suas responsabilidades, pode ser o início de uma forma eficaz de lidar com os impasses que se apresentam no dia a dia em ambientes coletivos.

Autoconhecimento – o conhecimento sobre algo é condição para a realização bem sucedida de uma tarefa ou ação. Logo, o entrosamento para trabalhar em equipe exige primeiro o conhecimento de si próprio e, a partir disso, a compreensão do outro, como também ser humano. Desenvolver e utilizar as habilidades socioemocioanais, como autocontrole e empatia, e outras, estão implícitas neste item.

Iniciativa – também chamada de proatividade, essa habilidade se refere à capacidade do profissional que busca soluções para situações problemáticas, sem necessariamente esperar pelo superior. Age antes do problema se agravar. Não fica aguardando uma ‘ordem de comando’ para realizar um trabalho, mesmo sabendo de sua necessidade ou urgência.

Colaboração – muito mais que ajudar o outro, colaborar aqui tem um sentido de se perceber no todo e a importância da participação de todos nesse todo. Significa ainda estar disposto para com os demais e, assumir postura coerente perante todos.

Confiança – fator fundamental no ambiente de trabalho. A confiança pode ser comparada com uma estrada de dois sentidos (ida e volta). Assim ela deve fluir para ser plena. No trabalho em equipe ela tem a ver ainda com o termo responsabilidade e suas variantes, como corresponsabilidade e autorresponsabilidade. A confiança sólida entre os integrantes de uma equipe a torna geralmente mais forte, competitiva, respeitada e vencedora.

Essas são algumas das habilidades que devem ser desenvolvidas e praticadas pelos integrantes de uma equipe de trabalho que pretende ser reconhecida pela postura, entrosamento e eficiência. São temas que devem ser melhor estudados para aprofundamento por quem tenha esse interesse.

Existem várias páginas na internet com temas importantes e atuais sobre o comportamento profissional em equipe de trabalho. Dentre essas, o portal da Fundação Estudar, pelo Projeto Na Prática oferece dicas bem pertinentes sobre diversos aspectos do desenvolvimento profissional, pessoal e social. Esses conteúdos são valiosos para quem deseja ampliar o repertório nesses quesitos. Recomendo.

Referências

https://artia.com/blog/trabalho-em-equipe-passos-fundamentais/> Acesso em 01 de setembro de 2018

http://www.bie.com.br/8-principais-habilidades-para-trabalhar-em-equipe/> Acesso em 02 de setembro de 2018

https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/confira-frases-de-incentivo-para-trabalho-em-equipe/> Acesso em 01 de setembro de 2018

https://www.napratica.org.br/dicas-trabalhar-em-equipe/#.W4wV3iRKg2w> Acesso em 01 de setembro de 2018

Desinger by Pixabay