O trabalho é um processo, e todo o processo tem de ser controlado. Para tornar o trabalho produtivo, portanto, requer-se a construção dos controles adequados para o processo de trabalho.” – Peter F. Druker

O termo negociação é geralmente usado nos meios comerciais.Todavia, ao refletir sobre as diferentes ações, atividades e circunstâncias inerentes à vida em sociedade, em todos os momentos, de alguma forma ela está presente.Dito isso é válido pensar sobre as habilidades que são usadas nas negociações,a consciência que se tem ao participar delas e, as relações envolvidas quando elas estão acontecendo. O conceito de negociação está presente e de modo inseparável, nas práticas do dia a dia. E, por ser assim resta ao negociador agir conscientemente non momentos oportunos.

A proposito, desde o choro de um recém-nascido até o encontro diplomático entre líderes de diferentes países, o que existe de fato um ato de negociação. Naturalmente as diferentes intenções, formas, meios e habilidades e complexidade fará com ela varie em diferentes aspectos. A consciência sobre a importância da negociação nas diferentes formas e níveis de relações sociais é fator de extrema importância. Considerando a heterogeneidade predominante no mundo das relações quanto à crenças, valores e costumes, e juntamente a isso o valor da ética, da justiça, da honestidade e da solidariedade, a negociação em sentido mais aprofundado, parece adquirir valor inestimável. Basta imaginar que o ajuste ou consenso entre as partes envolvidas em qualquer transação deve levar em conta os objetivos de cada uma das partes, os quais, via de regra são divergentes. Qual a forma de se chegar ao denominador comum? A negociação. Essa antiga aliada que permanece presente em todos os lados para onde olha o ser humano, merece atenção especial, podendo ser ferramenta útil nas conquistas de uns e também de outros, pois a justa negociação é realizada de forma que todos os envolvidos possam obter ganhos.

Como já foi referido há um grande número de fatores que devem ser considerados na negociação, sobre os quais especialistas fazem diversas e cuidadosas recomendações, pois todos são importantes e devem ser do conhecimento do negociador. Este comentário, no entanto quer trazer à tona a discussão, para que o leitor desperte em si o interesse em analisar o tema e se aprofundar conscientemente sobre ele e, assim se tornar um excelente negociador, em todas e para todas as ocasiões. O mundo moderno e atual traz constantemente novas ferramentas e recursos tecnológicos para facilitar a vida das pessoas. Mesmo diante de tanta modernidade, as relações entre os seres, com o insubstituível olho-no-olho,continuará sendo a essência do viver. Nesse cenário de relações das mais diversas e com infinitas variáveis, a negociação é uma condição para a vida.Por assim ser, apesar de ser algo espontâneo e natural na vida humana, ela também pode ser treinada e desenvolvida para atender às demandas existentes na sociedade atual. Seres que valorizam a ética e a justiça são também bons negociadores. E, se a boa missão é oferecer o melhor aos semelhantes, a negociação é o meio para tal.

 

Desinger by Pixabay