“O ato Ético é um ato de religação: com o outro, com os seus, com a comunidade, e uma inserção na religação cósmica”. Edgar Morin

Os dois termos acima expressos têm imensa abrangência e também, quando compreendidos no campo das relações, uma estreita e necessária ligação entre eles. Se por um lado competência faz pensar sobre algo bem feito,ao mesmo tempo, ética convida a refletir sobre as consequências desse “algo bem feito”. Essa reflexão sugere, que a utilização conjunta e consciente desses conceitos, permite, em tese, a possibilidade da ação levando em conta não apenas o resultado em si, mas suas consequências em diversos níveis e aspectos.

Competência

Recorrendo ao Dicionário Aurélio, um dos significados quelá encontraremos para a definição do conceito em discussão, e o que nos parece ser mais apropriado para o sentido deste comentário, “Capacidade decorrente de profundo conhecimento que alguém tem sobre um assunto”. Tal definição reforça a tesed e que a evidência da competência são as realizações bem-feitas. O detalhe para o qual este comentário quer chamar a atenção parece ser sutil e até ignorado muitas vezes. Ele pode ser exposto a partir de algumas questões como: quais critérios servem para classificar uma realização como “bem-feita”? Bem-feita para quem? Em termos de tarefa? Em termos de contexto? E, em termos de consequência, a médio, curto e longo prazos? Em relação aos semelhantes? E, em relação à natureza e o futuro? Vivemos em um mundo complexo e rodeado de uma infinidade de fatores influenciadores nas ações e decisões. Analisar o contexto, como ele influencia em nossas ações e decisões e, como nossas atitudes e ações, inevitavelmente influenciam nesse contexto, é um dever cada vez mais necessário. Principalmente para aqueles que, por perceberem que não estão sozinhos nesse universo, agem no local em que vivem e convivem, porém refletem de forma global, com a consciência de que todas as ações têm diversas consequências. Para garantir constantemente tal consciência, acreditamos que,associado à competência deve estar o conceito de ética.

Ética

A principal definição, encontrada para o termo acima, ainda no já referido Dicionário Aurélio, é “Segmento da filosofia que se dedica à análise das razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano,geralmente tendo em conta seus valores morais”. E, esta se aproxima do sentido para o qual é a mesma empregada neste comentário. Se aproxima, porque, quando diz “seus valores morais”, precisamos lhe acrescentar: levando em conta os valores e princípios morais de seus semelhantes e, a possibilidade de um futuro sustentável. Assim, poderemos associar os dois conceitos aqui comentados – competência e ética – e formar com esse binômio ferramenta indispensável para uma vida de convivência e consequências saudáveis, tanto nas relações,quanto para o planeta, pensando as próximas gerações.

Com a crescente onda de inovações, a consciência deve ser um tema permanentemente presente nas ações e discussões sobre a vida e suas múltiplas facetas. O universo que ao ser explorado vai dando respostas às mais complexas questões do ser humano, também reage de forma destrutiva, quando, por agir de forma inconsequente, pensando apenas em facilitar algum processo, muitas vezes os resultados que em determinados momentos parecem ser benéficos, em outros têm consequências devastadoras. Para refrescar a ideia do leitar, basta lembrar o episódio há pouco tempo ocorridona cidade de Mariana/MG. Como a intenção aqui não é fazer julgamentos e sim despertar a atenção para a necessidade da consciência sobre as próprias ações, serve o exemplo dado para refletirmos em tempo sobre o que fazemos. Procurando fazer o melhor, com competência sim, e sem ignorar a ética.

 

Desinger by Freepik